GRAÇAÍ


Total de visitas: 2432
Componentes do Graçaí

O AÇAÍ

O Açaí é uma palmeira típica da Região Amazônica. Além de ter um sabor delicioso e refrescante, é rico em lipídios e vitamina E, que ajuda a combater os radicais livres. A alta concentração de fibras melhora as funções intestinais, percebidas em duas semanas de consumo. A presença de vitamina B1 e o teor elevado de pigmentos anticianianos que são antioxidantes, favorece a circulação sanguínea. Mas, seu componente mais importante é o ferro, indicado no tratamento de anemias e fortalecimento muscular.

 Por causa de seus valores nutricionais, o açaí vem despertando o interesse de pesquisadores de todo o mundo. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará e coordenada pelo químico belga, Herve Rogez, levantou a tabela nutricional do açaí, permitindo concluir que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado e para praticantes de atividades esportivas, crianças e executivos. 
          Rico em ferro, fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, a fruta parece ter saído do laboratório dos nutricionistas de encomenda para geração saúde. Segundo Herve Rogez "uma tigela da fruta contém o total de fibras diárias necessárias para o homem.”
          Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará.
Segundo a revista Veja, uma equipe multidisciplinar da Universidade do Brasil/UFRJ, no Rio de Janeiro, comprovou que o açaí tem outras qualidades além de servir como fonte de energia. Segundo o estudo, orientado pelo farmacêutico Fábio de Sousa Menezes, o alimento apresenta propriedade antioxidante, porque contém antocianina, que evita o envelhecimento precoce. O ideal, neste caso, é que se consuma diretamente a fruta ou sua polpa natural.

A antocianina do açaí é também útil para combater o colesterol e os radicais livres, e faz bem ao coração. A uva também tem antocianina, é por isso que se diz que um copo de vinho tinto faz bem ao coração. Não é por acaso que a cor do açaí é semelhante à do vinho tinto, porém o açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva. Além disso, pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo mesmo farmacêutico chegaram à conclusão de que o extrato da polpa do açaí combate a hiperplasia da Próstata, à semelhança da palmeira norte-americana Sabal Serrulata. A próxima etapa será testar o extrato da fruta contra o câncer da próstata. Que alimento completo!

 

 

 A GRANOLA 

Tudo começou por volta de 1830, quando o americano William Sylvester Graham, defensor ferrenho do vegetarianismo, inventou a farinha integral, um preparado feito apenas de cereais moídos, sem nenhum aditivo. Três décadas depois, em 1863, o sanitarista James Jackson assou a tal farinha integral, criando um farelo que ele batizou de "granula". A história se complicou em 1870, quando, um outro sanitarista o americano, John Harvey Kellogg, criou uma mistura de grãos de aveia, trigo e milho assados para servir a seus pacientes. A essa mistura ele deu o nome de "granula". Mas Jackson tascou-lhe um processo e Kellogg teve de inovar sua invenção: nascia aí o nome "granola", patenteado ainda no século XIX. O mais maluco é que a invenção não pegou na época e acabou meio esquecida. O próprio Kellogg deixou de promovê-la porque ficou rico ao inventar uma pasta de milho - o Corn Flakes - logo depois. Mas nos anos 1960, a granola caiu nas graças do movimento hippie, que passou a exaltar suas qualidades nutricionais. Nas décadas seguintes, ela ganhou fama além do cardápio das "sociedades alternativas" e invadiu as mesas do mundo

 A granola é um composto de cinco cereais torrados - aveia, arroz, trigo, milho e centeio -, misturados com mel ou açúcar mascavo e frutas, como uvas passas, flocos de maçã e castanhas. Bom, essa é a receita atual, mas a granola nem sempre foi assim. Em mais de um século, a lista de ingredientes desse alimento matinal já mudou bastante.

 Rica em vitaminas A, B e C, proteínas e ferro, ela leva vantagem sobre outros cereais matinais, como o Corn Flakes, porque tem maior variedade de grãos, sendo rica em fibras auxilia o funcionamento do aparelho digestivo. Não tem contra indicação.   

                                                                                                                                                                                            Fonte: Projeto Graçaí

 

 

 

 

Criar um Site Grátis Incrível | Criar Loja online Grátis | Sites Grátis | Criar Loja Virtual Grátis | Hospedagem de Sites